Entrevista com Tostão

Atendendo a um pedido aqui no blog, uma entrevista com o comentarista Tostão. Apesar de sempre solícito, fiz poucas perguntas, já que o entrevistado estava com gripe e dor de garganta. Aliás, foram poucos os que saíram de Weggis com a saúde intacta. Mas ainda assim, foi uma boa entrevista. Aproveitem!

Como você avalia o período de preparação da Seleção Brasileira?

Tostão – A preparação está sendo muito boa. Teve esses dois amistosos, em Lucerna (na Basiléia) e em Genebra, que foram bons jogos. O único problema foi o Edmílson. Mas eu acho que ele não vai fazer falta, porque há outros jogadores do mesmo nível na posição. Então, esse tempo que o Brasil está tendo até a estréia é muito bom para os jogadores recuperarem a forma física, outros para melhorarem a forma. O treinamento tem sido individualizado e tem havido bons treinos táticos. Isso é muito bom.

Qual a principal qualidade do Brasil?

T – A principal qualidade é, indiscutivelmente, o meio pra frente. Time nenhum no mundo chega perto, em qualidade, do time brasileiro. Kaká, Ronaldinho, Ronaldo e Adriano é uma vantagem enorme que o Brasil tem sobre as outras seleções.

E o principal defeito?

T – A principal deficiência é que o Brasil ainda não mostrou que é um grande time em termos de conjunto. Isso nós só vamos ver na Copa. Houve alguns momentos bons nesses quatros anos, outros ruins. Então, ainda não é um time muito bem formado coletivamente. E uma outra coisa que me preocupa é que o Brasil, como tem muitos jogadores que atacam, e muito bons, deixa espaços na defesa que os adversários podem aproveitar.

Quais são os seus favoritos na Copa do Mundo?

T – Além do Brasil, têm vários times mais ou menos no mesmo nível: Argentina, Inglaterra, Itália, Alemanha, por jogar em casa, e França. Um pouquinho abaixo, mas também com chances de ganhar a Copa: Espanha, Portugal, República Tcheca. Então, nessa Copa, diferentemente das outras, tem mais times em condições de ganhar o mundial do que nas outras. Nas anteriores, eram geralmente dois ou três favoritos e nessa tem muito mais.

Você não acredita numa zebra?

T – Nunca houve uma zebra mesmo na Copa, com um time pequeno ou médio ganhando. Mas é comum não ganhar o favorito. Agora, fora essas (favoritas da resposta anterior), aí sim será uma grande surpresa. Um time médio ou pequeno chegar a ser campeão. Isso nunca aconteceu numa Copa do Mundo.

E qual a sua expectativa para essa Copa na Alemanha?

T – Espero uma Copa bem melhor que 2002, com mais craques jogando e mais times fortes. Porque a Copa de 2002 foi atípica, em que a maioria das seleções saiu logo, com problemas variados e até problemas graves de arbitragem. Mas o Brasil não teve nada a ver com isso. Aproveitou bem, jogou bem e ganhou merecidamente.

Anúncios
Categorias: Opinião | Tags: , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: